IP apoia Projeto Mar Sem Lixo!

Nos dias 17, 22 e 24 de novembro, o Instituto de Pesca participou da inauguração do Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar do Programa Mar Sem Lixo, uma iniciativa da Fundação Florestal em colaboração com prefeituras do estado de São Paulo.

O projeto visa incentivar o recolhimento de resíduos sólidos no ambiente marinho inserido no território das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs Marinhas) do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que reconhece o serviço prestado pelos pescadores por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), contribuindo para a recuperação da qualidade ambiental, a melhoria dos serviços ecossistêmicos prestados pelo oceano e um maior engajamento nesse desafio.

O evento ocorreu nas cidades de São Sebastião, Bertioga e Guarujá e contou com a presença de representantes do governo do estado, bem como autoridades da prefeitura municipal, pescadores, parceiros e comunidade.

O IP foi representado pelo pesquisador Antônio Olinto Ávila da Silva, que apresentou o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina (PMAP-SP), como uma ferramenta para promover a atividade pesqueira.

O PMAP-SP

O Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina, PMAP-SP, executado pela Unidade Laboratorial de Referência em Controle Estatístico da Produção Pesqueira Marinha (Santos), em conjunto com os Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte (Ubatuba) e Sul (Cananéia). Os dados pesqueiros são obtidos por método censitário através de entrevistas voluntárias com mestres de embarcações e pescadores, e pela consulta a registros de descarga de pescado em mais que 200 locais nos 15 municípios da costa paulista. A coleta de dados pesqueiros é executada pelo Governo do Estado de São Paulo desde 1944.

Saiba mais: http://www.propesq.pesca.sp.gov.br/

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Por Andressa Claudino

Informações à imprensa

Núcleo de Comunicação Científica

Gabriela Souza /Andressa Claudino

Cel.: (11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br

www.pesca.sp.gov.br

Calor excessivo afeta produção de hortaliças, pescados e reprodução animal
O Dia da Natureza, comemorado em 04 de outubro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.