Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


IP promove 1º Workshop de Aquicultura Continental e Marinha no dia 2 de outubro

O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove no dia 2 de outubro o “1º Workshop de Aquicultura Continental e Marinha – Caminhos para o consumo responsável”, no Pavilhão Amarelo da ExpoCenter Norte, em São Paulo. O evento é uma parceria do IP com a Francal Feiras e será realizado durante a 3ª Asian & Sea Food Show, feira de gastronomia asiática que anualmente reúne as principais empresas do setor de pescados do Brasil e do exterior na capital paulista.

De acordo com Thaís Moron Machado, pesquisadora do IP e coordenadora do evento, o objetivo do Workshop é atualizar os participantes sobre a produção brasileira de pescados oriundos da aquicultura marinha e continental e sua relação com o consumo responsável de pescados.

 “Pretendemos traçar um panorama atual da aquicultura em São Paulo – tanto a continental quanto a marinha, e apresentar os produtos que estão disponíveis para o mercado gastronômico. Queremos trazer informações para os participantes a fim de mostrar as alternativas existentes para esse mercado”, explica Thaís.

A programação do workshop está dividida em dois momentos. No período da manhã serão abordados temas relacionados à aquicultura continental, com questões que envolvem boas práticas de cultivo e sua relação com a qualidade do pescado, além de tecnologias de agregação de valor. Já o período da tarde está reservado para discussões sobre os produtos oriundos da maricultura - cultivo de pescado no ambiente marinho.

“Segundo projeções da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Brasil registrará um aumento da produção de pescado na ordem de 104% até 2025, liderando o crescimento na América Latina e Caribe. E a maior parte desse crescimento será impulsionada pela aquicultura, já que a organização não prevê um aumento significativo da pesca extrativista. Tendo em vista esses dados e a necessidade de alternativas aos produtos oriundos da pesca, decidimos organizar esse workshop”, comenta a coordenadora. Os interessados em participar do “1º Workshop Aquicultura Continental e Marinha – Caminhos para o consumo responsável” podem se inscrever diretamente na plataforma de eventos da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG). Para realizar a inscrição é necessário que o participante primeiro faça o cadastro na plataforma. O investimento é de R$ 120,00 para inscriçõesantecipadas e de R$ 150,00 no dia do evento. estudantes têm 50% de desconto. O Pavilhão Amarelo da ExpoCenter Norte está localizado na rua Galetéa,1001 - Vila Guilherme - São Paulo. As atividades terão início às 9 horas e a programação completa pode ser acessada abaixo.

Por Leonardo Chagas



Instituto de Pesca promove curso sobre Licenciamento Ambiental e Qualidade de Água em Piscicultura
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos