Livro online gratuito ensina tecnologias de conservação e preparo do pescado

O Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), disponibilizou a versão para download do livro “Pescado é Saúde -  salga, secagem e defumação”. A publicação é a quarta edição da série “Pescado é saúde” (clique aqui para acessar).

Os manuais visam estimular o consumo do pescado e, nessa edição, o livro traz informações sobre a forma correta de sua conservação e processamento por meio de três etapas: a salga, seja ela seca, úmida, mista ou salmoura, que preserva  e inibe a proliferação de bactérias com o uso de sal comum; o processo de secagem, que pode ser feito de forma artificial, utilizando de secador solar e câmaras de ar quente ou frio, ou ao ar livre; e as formas de defumação, que são feitas com a atuação de fumaça quente, fria ou líquida. Além disso, a publicação contém oito receitas feitas com pescado seco, salgado e defumado, desenvolvidas pela equipe de nutricionistas da Codeagro.

De acordo com Thaís Moron Machado, pesquisadora do Instituto de Pesca, o objetivo da série é desmistificar o pescado e despertar no consumidor a vontade de consumi-lo. “A ideia é apresentar ao público as informações que nós trazemos da pesquisa com uma linguagem mais acessível, a fim de mostrar o produto e estimular o consumidor a provar a variedade de pescados que nós temos disponível”, explica Thaís.

Para Milene Massaro Raimundo, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), órgão da Codeagro, a disseminação dessas informações é fundamental para estimular o consumo. “Hoje, nós temos os produtos e as tecnologias disponíveis, mas não temos as informações necessárias para o preparo. Se nós queremos aumentar o consumo, temos que disponibilizar esses dados para o consumidor de forma fácil e rápida”, diz Milene.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, enfatiza que a publicação é mais uma ação da Pasta que tem como foco a segurança alimentar e a nutrição. “Ao longo dos últimos anos realizamos diversas ações nesse sentido, seja proporcionando debates entre os órgãos da Secretaria e a sociedade civil organizada ou levando informações de qualidade por meio de publicações, como no caso da série de manuais Pescado é Saúde. São orientações do governador Geraldo Alckmin que temos seguido à risca”, diz.

Ao todo, as três publicações da série “Pescado é Saúde” já somam mais de 10 mil downloads no site da Codeagro, e a próxima edição abordará o tema Aproveitamento Integral do Pescado. A edição tem lançamento previsto para o próximo Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), que está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2018.

Por Leonardo Chagas

Mais informações: