Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Museu de Pesca inaugura experiência virtual imersiva no metaverso com acesso gratuito ao patrimônio científico e cultural

O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Es-tado de São Paulo, inaugurou na última segunda-feira, dia 29 de junho, nas depen-dências do Museu de Pesca, em Santos, o projeto “Mergulho Virtual no Museu de Pesca - Experiência Metaverso”. A iniciativa, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo ampliar o acesso ao patrimônio científico e cultural por meio de uma experiência virtual imer-siva, gratuita e acessível.

Coordenado pela pesquisadora científica do IP, Thaís Moron Machado, e pela diretora do Museu de Pesca, Renata Hadad, o projeto criou um modelo virtual realista em 3D do Museu de Pesca e de espaços de museus parceiros, permitindo que visitantes de diferentes locais possam explorar os ambientes, conhecer acervos, conteúdos histó-ricos, informações científicas, vídeos, áudios e curiosidades, como se estivessem realizando uma visita presencial.

Tecnologia e inovação

A experiência integra inovação, comunicação científica e educação ambiental, forta-lecendo a divulgação do conhecimento e aproximando a sociedade da ciência e da cultura. O ambiente virtual conta com a participação do Museu de Arte Sacra de Santos, Pinacoteca Benedicto Calixto, Aquário Municipal de Santos, Museu Pelé, Mu-seu do Café e Planeta Inseto do Instituto Biológico, reforçando o caráter interinstitu-cional da iniciativa e contribuindo para o fortalecimento de uma rede de Museus.

A tecnologia utilizada foi desenvolvida pela empresa norte-americana Matterport, especializada em experiências imersivas e simulações virtuais em 3D realistas. A solução permite que o público acesse o conteúdo por computadores, tablets e smar-tphones, além de ser compatível com óculos de realidade virtual.

O modelo virtual do Museu de Pesca estará disponível gratuitamente, 24 horas por dia, pela plataforma virtual do projeto. No Museu de Pesca, a experiência será dis-ponibilizada em totem com TV touch. Já nos demais museus parceiros, o acesso se-rá feito por meio de tablets.


Estiveram presentes no evento o diretor da APTA, Carlos Nabil Ghobril; a coordena-dora do IP, Cristiane Neiva; o diretor da Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvol-vimento do Pescado Marinho do IP, Oscar José Sallée Barreto; a diretora do Museu de Pesca e coordenadora do projeto Renata Haddad; a pesquisadora e coordenadora do projeto, Thais Moron; a diretora executiva do Museu do Café, Alessandra Almei-da; a coordenadora de projetos do Museu do Café, Claudia Toledo; Fernando Pereira e Paula Guerra do Museu de Arte Sacra de Santos; Edna Gois, Guilherme Marcon e Daniel do Aquário Municipal de Santos; e Mário Kobuku do Planeta Inseto.

De acordo com Thaís, o projeto representa uma importante ferramenta de inclusão social, acessibilidade e educação à distância, especialmente durante o período em que o Museu de Pesca passa por obras de restauro. “A iniciativa garante ao público a oportunidade de conhecer o acervo e os espaços do museu, mantendo a conexão entre ciência, cultura e sociedade”.

Por Andressa Claudino


Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.


Assessoria de imprensa IP

Seção de Comunicação Científica  

Gabriela Souza /Andressa Claudino

Cel.: (11) 94147-8525 

ipcomunica@sp.gov.br  

www.pesca.sp.gov.br


Política de uso 

A reprodução de matérias e imagens é livre, mediante citação do Instituto de Pesca, autor e fotógrafo (este quando citado).


Instituto de Pesca aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos