Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Museu de Pesca sedia exposição sobre o impacto de plásticos nos oceanos e mares

A quantidade de objetos plásticos encontrada no ambiente marinho é assustadora e não para de crescer. Dados apontam que até 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. Para retratar e enfrentar isso, o Instituto Pólis e o Fórum da Cidadania de Santos promoverão a exposição “Grande Ação: Oceanos Livres de Plásticos”, que acontecerá no Museu do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entre os dias 6 de junho e 1º de julho.

Atrelada à campanha mundial “Mares limpos” da ONU/Meio Ambiente, a iniciativa lançará oficialmente no País o “Movimento livre-se dos plásticos” (Break Free From Plastic), a fim de discutir e conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pela poluição nos mares e oceanos, assim como buscar soluções para combatê-la.

Para isso, o evento contará com programação que abordará quatro formas diferentes de conscientização: a primeira ocorrerá no dia 6 de junho, e o público acompanhará, no Aquário Municipal de Santos, uma apresentação audiovisual com projeção de alta luminosidade em grande superfície.

Nos dias 7 e 8 de junho, acontecerá a segunda etapa, na Universidade Santa Cecília, que contará com palestras em que serão discutidos temas como a origem e os tipos de detritos; avanço das pesquisas sobre o impacto dos plásticos no ecossistema marinho; planos, campanhas e estratégias para a preservação da vida dos oceanos; experiências de resíduo zero; medidas para a redução de produção de plásticos descartáveis, entre outros.

Abordando um conceito mais visual, na terceira e quarta etapa o público poderá apreciar, de 6 a 10 de junho, a apresentação de vídeos que exibirão imagens de como o ambiente marinho está poluído, e a exposição “Oceanos Livres de Plásticos”, que dá nome ao evento e se estenderá até o dia 1º de julho. Ambas as mostras ficarão em cartaz no Museu de Pesca.

De acordo com a diretora do Museu de Pesca e pesquisadora do IP Thaís Moron Machado, a exposição está atrelada a uma breve ação que abordou a mesma temática e aconteceu no mês de abril no Aquário do Instituto de Pesca, em São Paulo, o qual também está sob sua direção.

“Recentemente, fizemos uma pequena exposição no Aquário do IP, a qual batizamos de “Aquário do Lixo”. Ela tinha o mesmo intuito do “Movimento Livre-se dos Plásticos”, que é mostrar às pessoas o quanto os nossos rios e mares estão poluídos e conscientizá-las sobre nosso dever de fazer algo a respeito para mudar esse cenário”, explica a diretora.

Outro projeto do IP que se relaciona ao tema e que será discutido no evento é “Petrechos de Pesca Perdidos no Mar”. Comandado pelo pesquisador Luiz Miguel Casarini, o projeto é conduzido por uma equipe que retira redes e petrechos de pesca abandonados no mar, a qual, em parceria com indústrias, busca alternativas de reciclagem deste material.

De acordo com Thaís, a iniciativa de trazer o Movimento ao Brasil é apenas o início de uma longa jornada. “Por sermos um instituto de pesquisa diretamente ligado ao ambiente marinho, nós conseguimos ter uma visão mais ampla de como os nossos rios e mares estão poluídos. E não é de uma hora para outra que conseguiremos mudar isso. Mas, trabalhando em conjunto, nós pretendemos conscientizar o máximo de pessoas possível sobre todos os danos que os ecossistemas, marinho e continental, estão sofrendo”, finalizou.

Além do IP, o evento conta com o apoio da Aliança Global – GAIA, Universidade Federal do Estado de São Paulo, Universidade Santa Cecília e Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santos.

O evento é gratuito e, para participar, os interessados devem se inscrever por este link. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (13) 3221-2034, das 9h às 13h, ou pelo e-mail contato@oceanoslivresdeplasticos.eco.br.

Veja a programação completa em: http://oceanoslivresdeplasticos.eco.br/

 

SERVIÇO

Lançamento oficial da “Grande Ação: Oceanos Livres de Plásticos”

Local: Museu de Pesca de Santos – Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia – Santos - SP

Apresentação de espetáculo audiovisual com projeção de alta luminosidade

6 de junho, às 18h30
Local: Área externa do Aquário Municipal de Santos | Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n – Ponta da Praia – Santos - SP

Exposição ‘‘Oceanos Livres de Plásticos”
Período: 6 de junho a 1 de julho - de quartas-feiras a domingos, entre 10h e 18h

Mostra de Vídeos
Período: 6 a 10 de junho - entre 10h e 18h
Local: Museu de Pesca - Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia – Santos - SP


I Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos

Período: 7 e 8 de junho

Local: Universidade Santa Cecilia (UNISANTA) -  Rua Cesário Mota, 8 – Bloco E, 4º andar, auditório

 

Por Letícia Chiquetto (estagiária)

Supervisão e edição Leonardo Chagas

Revisão Márcia Cipólli

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7549 / (11) 3871-7550


Pesquisadores do IP apresentam resultados de pesquisa durante evento em Taiwan
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos