A quantidade de objetos plásticos encontrada no ambiente marinho é assustadora e não para de crescer. Dados apontam que até 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. Para retratar e enfrentar isso, o Instituto Pólis e o Fórum da Cidadania de Santos promoverão a exposição “Grande Ação: Oceanos Livres de Plásticos”, que acontecerá no Museu do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entre os dias 6 de junho e 1º de julho.
Atrelada à campanha mundial “Mares limpos” da ONU/Meio Ambiente, a iniciativa lançará oficialmente no País o “Movimento livre-se dos plásticos” (Break Free From Plastic), a fim de discutir e conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pela poluição nos mares e oceanos, assim como buscar soluções para combatê-la.
Para isso, o evento contará com programação que abordará quatro formas diferentes de conscientização: a primeira ocorrerá no dia 6 de junho, e o público acompanhará, no Aquário Municipal de Santos, uma apresentação audiovisual com projeção de alta luminosidade em grande superfície.
Nos dias 7 e 8 de junho, acontecerá a segunda etapa, na Universidade Santa Cecília, que contará com palestras em que serão discutidos temas como a origem e os tipos de detritos; avanço das pesquisas sobre o impacto dos plásticos no ecossistema marinho; planos, campanhas e estratégias para a preservação da vida dos oceanos; experiências de resíduo zero; medidas para a redução de produção de plásticos descartáveis, entre outros.
Abordando um conceito mais visual, na terceira e quarta etapa o público poderá apreciar, de 6 a 10 de junho, a apresentação de vídeos que exibirão imagens de como o ambiente marinho está poluído, e a exposição “Oceanos Livres de Plásticos”, que dá nome ao evento e se estenderá até o dia 1º de julho. Ambas as mostras ficarão em cartaz no Museu de Pesca.
De acordo com a diretora do Museu de Pesca e pesquisadora do IP Thaís Moron Machado, a exposição está atrelada a uma breve ação que abordou a mesma temática e aconteceu no mês de abril no Aquário do Instituto de Pesca, em São Paulo, o qual também está sob sua direção.
“Recentemente, fizemos uma pequena exposição no Aquário do IP, a qual batizamos de “Aquário do Lixo”. Ela tinha o mesmo intuito do “Movimento Livre-se dos Plásticos”, que é mostrar às pessoas o quanto os nossos rios e mares estão poluídos e conscientizá-las sobre nosso dever de fazer algo a respeito para mudar esse cenário”, explica a diretora.
Outro projeto do IP que se relaciona ao tema e que será discutido no evento é “Petrechos de Pesca Perdidos no Mar”. Comandado pelo pesquisador Luiz Miguel Casarini, o projeto é conduzido por uma equipe que retira redes e petrechos de pesca abandonados no mar, a qual, em parceria com indústrias, busca alternativas de reciclagem deste material.
De acordo com Thaís, a iniciativa de trazer o Movimento ao Brasil é apenas o início de uma longa jornada. “Por sermos um instituto de pesquisa diretamente ligado ao ambiente marinho, nós conseguimos ter uma visão mais ampla de como os nossos rios e mares estão poluídos. E não é de uma hora para outra que conseguiremos mudar isso. Mas, trabalhando em conjunto, nós pretendemos conscientizar o máximo de pessoas possível sobre todos os danos que os ecossistemas, marinho e continental, estão sofrendo”, finalizou.
Além do IP, o evento conta com o apoio da Aliança Global – GAIA, Universidade Federal do Estado de São Paulo, Universidade Santa Cecília e Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santos.
O evento é gratuito e, para participar, os interessados devem se inscrever por este link. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (13) 3221-2034, das 9h às 13h, ou pelo e-mail contato@oceanoslivresdeplasticos.eco.br.
Veja a programação completa em: http://oceanoslivresdeplasticos.eco.br/
SERVIÇO
Lançamento oficial da “Grande Ação: Oceanos Livres de Plásticos”
Local: Museu de Pesca de Santos – Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia – Santos - SP
Apresentação de espetáculo audiovisual com projeção de alta luminosidade
Período: 7 e 8 de junho
Local: Universidade Santa Cecilia (UNISANTA) - Rua Cesário Mota, 8 – Bloco E, 4º andar, auditório
Por Letícia Chiquetto (estagiária)
Supervisão e edição Leonardo Chagas
Revisão Márcia Cipólli