Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Museu de Pesca segue ativo em ações de revitalização

Ainda que esteja fechado ao público, devido às obras de revitalização, o Museu de Pesca do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, continua com várias atividades em execução. A equipe, os parceiros e diferentes setores do Instituto seguem engajados na preparação de uma nova fase para o Museu — mais moderna, interativa e conectada com as necessidades educativas, culturais e científicas da sociedade.

Recentemente, o Museu recebeu a visita de representantes do Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio), instituição responsável pela conceituação do roteiro expográfico, pesquisa, redação dos conteúdos, seleção de acervo e iconografia, em conjunto com a equipe da elaboração do projeto de revitalização. O objetivo da visita foi aprofundar o conhecimento sobre o espaço de exposições e seu acervo, ouvir relatos de profissionais com experiências marcantes no local e realizar troca de informações que contribuam para as futuras ações.


Fernanda Casares, Dr. Roberto da Graça Lopes, Renata Hadad, Caio dos Santos e Camila Meireles

As consultoras do BrBio, Camila Meireles e Fernanda Casares, estiveram em Santos para a segunda visita técnica ao Museu de Pesca, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, nos últimos dois meses, em parceria com a Arquiprom, empresa especializada em projetos de Museografia, Comunicação Visual e afins.

Participaram do encontro o pesquisador científico aposentado e ex-diretor do Museu de Pesca, Dr. Roberto da Graça Lopes, que compartilhou memórias valiosas sobre sua atuação no espaço; o professor André Fabiano de Castro Vicente, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente da Etec de Cubatão e docente do Centro Paula Souza; a educadora ambiental Karine Soares de Oliveira, do Instituto Biopesca de Praia Grande – SP e Gabriela Souza, chefe da Seção de Comunicação Científica do Instituto de Pesca. A visita foi conduzida por Renata Haddad Esper, chefe da Seção do Museu de Pesca, com apoio do servidor técnico Caio Gomes dos Santos.


Fernanda Casares, Karine Soares, Camila Meireles, André Vicente e filha, Renata Hadad e Caio dos Santos

A busca por experiências, histórias, informações e dados é uma das estratégias que vêm sendo adotadas para garantir que o novo Museu de Pesca preserve sua memória, ao mesmo tempo em que visa à inovação, acessibilidade e a novos recursos tecnológicos. Para Esper, “Queremos construir um museu que respeite sua história e seu vínculo com a comunidade! E que também dialogue com os desafios de hoje, como a educação ambiental, a ciência e a inclusão. Esse processo de escuta, trocas e parcerias é essencial para que o novo Museu de Pesca seja cada vez mais vivo, presente e atuante”.


Por Gabriela Souza

Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Assessoria de imprensa IP
Seção de Comunicação Científica  
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525 
ipcomunica@sp.gov.br  
www.pesca.sp.gov.br

Política de uso 
A reprodução de matérias e imagens é livre, mediante citação do Instituto de Pesca, autor e fotógrafo (este quando citado).




Tem Peixe na Vila, a Festa do Pescado de São Paulo, chega à 3ª edição
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos