Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Museu do Instituto de Pesca vai navegar no Metaverso

Conhecido como uma das mais visitadas atrações da cidade de Santos, litoral de São Paulo, o Museu de Pesca, do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, acaba de ter, aprovado com nota 9,7 em edital do CNPq, um projeto inovador.

Trata-se do projeto Mergulho Virtual no Museu de Pesca – Experiência Metaverso, assinado pela diretora do Museu, Renata Esper, e a pesquisadora e vice-diretora, Thaís Moron, também diretora geral do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Marinho, localizado em Santos.

Com o objetivo de ultrapassar os históricos muros do Museu, democratizando ainda mais o acesso a seu acervo e ambiente – de forma cada vez mais inovadora, criativa e tecnológica – é que se propôs o projeto aprovado, o qual oferecerá uma experiência no mundo do metaverso, conceito que integra o mundo real ao digital, por meio de realidade virtual ou aumentada. 

Filmes em 3D estarão dispostos em totens com tela touch screen, alocados na entrada do Museu (Santos), na Sede do Instituto de Pesca e no Planeta Inseto do IB (São Paulo); além de poderem ser encontrados também em outros dispositivos, como tablets, a serem distribuídos aos parceiros do projeto: Aquário de Santos, Museu Pelé, Museu do Café, Pinacoteca Benedicto Calixto e Museu de Arte Sacra de Santos. Para o acesso sem limites geográfico será divulgado um link com os mesmos conteúdos interativos.


Pensado há tempos...

A ideia de virtualizar os equipamentos científicos e culturais do IP é remota, mas com a realidade imposta pela pandemia, em que os espaços públicos tiveram que ser fechados por meses, tornou-se urgente e necessária a criação de estratégias para que o público não perdesse o direito de acessar lugares de cultura, educação, ciência, entretenimento, entre outros.

Assim, o IP decidiu concretizar a ideia, criando o Projeto VVV – Vem Visitar Virtualmente, que lançou primeiramente o Museu de Pesca (IP), e, em seguida, o Planeta Inseto, do Instituto Biológico (IB), e o Aquário Água Branca (IP) ao mundo virtual, oferecendo aos visitantes não só um espaço virtual de entretenimento, mas, também, de muita aprendizagem das áreas em que atuam, por meio de linguagem acessível e visual atrativo.

Atualmente, as instalações físicas do Museu de Pesca estão passando por obras de revitalização, mas os projetos não param! Este, que promove a inclusão e cidadania, é apenas um dos que estão em desenvolvimento, tendo previsão de lançamento em julho deste ano, quando qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá conhecer o Museu de Pesca.

Foto: Museu de Pesca


Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

(11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br



Revista científica do Instituto de Pesca sobe de nível no Qualis
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos