Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


No dia Mundial da Pesca, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP divulga ações realizadas para o setor

O Dia Mundial da Pesca, instituído em 1998 e comemorado anualmente em 21 de novembro, destaca a importância da conservação dos oceanos, rios, lagos e pescado. Todos os anos, nesta data, as comunidades de pescadores celebram o dia com manifestações, oficinas, reuniões, exposições, programas culturais e shows para destacar a importância da pesca no Estado de São Paulo, já que a aquicultura e a pesca são fatores fundamentais para o desenvolvimento do setor é uma atividade tradicional e o principal meio de sobrevivência da maior parte dos ribeirinhos.

O Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão ligado à Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e seus parceiros desenvolvem vários projetos junto a essas comunidades, visando à gestão compartilhada dos recursos e a melhoria da qualidade de vida dos pescadores.

Entre os projetos desenvolvidos estão: o estreitamento de relações com a iniciativa privada via Núcleo de Inovação; Programa FEAP, para produção em viveiros escavados ou tanques-rede; identificação de espécies por técnicas moleculares; Programa de ordenamento pesqueiro de espécies ameaçadas de extinção; Programa de Capacitação de Técnicos da CDA e Itesp; Capacitação de pescadores tradicionais por meio de cursos de cultivo e gestão pesqueira; Aplicação do sistema de informações estatísticas do agronegócio; intensificação dos estudos em Sistemas Alternativos de Produção; recirculação de água, aquaponia, bioflocos, multitróficos, análises de água e de enfermidades de peixes para a aquicultura continental in loco e o Projeto Pesca 4.0.

Todos os trabalhos desenvolvidos pelo IP possuem envolvimento direto de pesquisadores e pescadores tradicionais do Estado de São Paulo. São aproximadamente 60 pesquisadores do Instituto envolvidos em ações e pesquisas. O objetivo principal das realizações do IP é contribuir para a Pesca, a Aquicultura e o desenvolvimento das comunidades pesqueiras em território paulista.

 

Por Thaiane Muniz  

Foto: Leonardo Chagas / Arquivo Instituto de Pesca

CECOM - Centro de Comunicação

Instituto de Pesca - APTA - SAA


Instituto de Pesca comemora 50 anos de referência em tecnologia voltada aos ecossistemas aquáticos
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos