Recentemente, o Projeto Valoriza Pesca, do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o e-book “Entre marés: retratos da pesca artesanal na Baixada Santista”, publicação que reúne dados socioeconômicos inéditos sobre a atividade pesqueira artesanal na região.
O livro destaca que a pesca artesanal é alimento, cultura e identidade, sendo fonte de subsistência para muitas famílias que dependem do mar e dos rios na Baixada Santista. A publicação traz um retrato atualizado dessa realidade, mostrando, ao mesmo tempo, como enfrenta dificuldades crescentes.
Além disso, o material chama atenção para os desafios enfrentados pelos pescadores e pescadoras, como a falta de infraestrutura adequada, a pressão exercida por grandes empreendimentos costeiros e a redução da qualidade ambiental, fatores que ameaçam a continuidade dessa tradição centenária.
A publicação “Entre marés” foi estruturada para dialogar tanto com pesquisadores e gestores públicos, quanto com jornalistas e a sociedade em geral. Cada capítulo é um convite à reflexão sobre a necessidade de fortalecer a pesca artesanal, reconhecendo seu papel essencial na preservação das comunidades, dos territórios e do futuro do mar.
De acordo com Ingrid Cabral Machado, uma das autoras do livro e pesquisadora do IP, “levantamentos socioeconômicos detalhados sobre a pesca artesanal são mais frequentes em áreas menos urbanizadas, o que tende a invisibilizar a atividade em regiões como a Baixada Santista. Essa é uma lacuna que o “Entre Marés” vem suprir, buscando valorização e reconhecimento para a atividade na região. O livro é um convite para conhecer, amar e defender a pesca artesanal que acontece secularmente no território onde foi instalado o maior porto da América Latina.”

Sobre o Projeto
O livro foi realizado no âmbito do Projeto Valoriza Pesca, que faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pela empresa Ultracargo, em razão do dano socioambiental causado pelo incêndio em seus tanques de combustível na área portuária de Santos, em 2015.
A iniciativa tem como objetivo trazer informações sobre a pesca artesanal, valorizar a atividade e gerar conhecimento, a partir de um olhar atento, técnico e humano sobre seus desdobramentos sociais, ambientais e econômicos. O e-book está disponível para download. Clique aqui e leia a publicação na íntegra.
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Assessoria de imprensa IP
Seção de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br
Política de uso
A reprodução de matérias e imagens é livre, mediante citação do Instituto de Pesca, autor e fotógrafo (este quando citado).







