O Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, um consórcio que reúne instituições de pesquisa nacionais e internacionais, anuncia o lançamento do concurso “Festas com Sabor de Pescado”, uma campanha que visa promover o consumo de pescado nas ceias de Natal e Ano Novo. A proposta é incentivar hábitos saudáveis e valorizar produtos regionais, transformando o pescado em uma alternativa versátil e deliciosa para as festas de fim de ano.
Aberto a todos os entusiastas da culinária, o concurso convida as famílias a inovarem, compartilhando receitas que unam saúde, sabor, espírito de união e tradição familiar. A nutricionista e pós-doutoranda do Núcleo, Jéssica Levy, destaca que “essa ação tem como objetivo promover a saúde por meio do consumo de pescado e engajar o público a criar e enviar receitas com pescado para as festas de fim de ano”.
Ainda segundo Levy, o consumo de pescado pode se tornar uma nova tradição natalina, assim como foi o peru. “O pescado é versátil, com uma variedade de espécies, texturas e sabores que agradam a todos os paladares. Com o concurso, esperamos inspirar as pessoas a inovar e experimentar combinações criativas com pescado”, diz a nutricionista.
Como participar
O concurso será lançado no dia 29 de novembro, e as inscrições ficarão abertas até 3 de janeiro de 2025. Para participar, os interessados devem:
residir no Brasil;
seguir o perfil do projeto Pescado para Saúde no Instagram (@pescadoparasaude);
enviar uma receita original com pescado por meio do formulário disponível no link da BIO do Instagram.
As três melhores receitas serão premiadas com kits exclusivos, incluindo sacos-mochila, camisetas e outros itens.
Critérios de avaliação
Originalidade da receita.
Uso de ingredientes frescos e regionais.
Preparo saudável e saboroso.
Qualidade da foto enviada.
Os participantes são incentivados a gravar vídeos curtos, mostrando o preparo da receita e a ceia em família, marcando o perfil do projeto no Instagram e utilizando a hashtag #FestasComSaborDePescado.
Participe!
Por Gabriela Souza
Imagem: Canva
Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde
O Pescado para saúde é coordenado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, em co-execução com o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além das entidades de pesquisa, participam do Núcleo empresas brasileiras, como Polinutri e Neogen, e estrangeiras, como Biomar (Noruega), Veramaris (Países Baixos), Lesaffre (França) e AquaHana (Estados Unidos). O Núcleo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e teve início em outubro de 2022. Tem sete principais tarefas a serem executadas ao longo de 5 anos, sendo uma delas a disseminação dos resultados do projeto e o aumento da consciência e entendimento do público em relação aos benefícios do pescado para a saúde e nutrição humanas.
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Informações à imprensa
Instituto de Pesca
Núcleo de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br