Painel reúne 10 vozes femininas da Aquicultura

Dez mulheres que se destacam no desenvolvimento da aquicultura no Brasil participam amanhã (25/05), a partir das 10h40, do painel “Papel e Contribuições de Mulheres para a Aquicultura Brasileira”.

A atividade faz parte da programação da 12ª Aquishow Brasil, que começou ontem (23/05) e vai até amanhã (25/05), no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto/SP.

A mediação será da coordenadora do Agronegócio do Sebrae Nacional, Newman Costa.  Entre as convidadas estão representantes de Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins e Pará. A maioria delas está ligada diretamente à cadeia produtiva, não só de peixes, mas também de outros organismos aquáticos, como os moluscos (ostras, mexilhões, vieiras etc.).

“Elas se destacam nas regiões em que atuam, seja pelo olhar sistêmico que a atividade exige, seja pelos bons resultados apresentados. O painel foi um enorme sucesso em 2022 e já faz parte da nossa grade efetiva daqui para frente”, explica Marilsa Fernandes, presidente executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) e uma das organizadoras do evento.

O conceito de painel feminino conquistou o público da Aquishow pela primeira vez no ano passado, por fortalecer a equidade de gênero no setor aquícola. Enquanto o agronegócio como um todo é dominado majoritariamente por homens, o número de mulheres trabalhando na aquicultura é cada vez maior e mais relevante.

Marilsa reforça que a participação das mulheres é fundamental na nova economia. “Reconhecemos e valorizamos a importância da contribuição das mulheres no setor, pois, via de regra, são elas que veem a engrenagem completa e ampliam o olhar dos negócios para questões sociais e ambientais, por exemplo. Isso faz toda a diferença. Elas são inspiração e modelo para as novas gerações.”

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Lista de convidadas para o painel:

Ahnizeret Carlos da Silva Guimarães, de Goiás;

Aline Gonçalves, de São Paulo;

Fernanda Queiróz e Silva, de Santa Catarina;

Gabriela Claudia Arato Bergamo, de São Paulo;

Gabriela Mattei, do Rio Grande do Sul;

Jaqueline Chaves da Silva, da Bahia;

Marise Suzuki, do Tocantins;

Talita Tameirão Silva, de São Paulo;

Tatiana da Gama Cunha, de Santa Catarina; e

Vilma Cléa Oliveira da Silva, do Pará.

Programação do auditório principal – Amanhã (25/05)

09h – AgriFutura Pescado: Startup Play & Investments

09h – 2ª fase do Workshop: “Direcionamentos de como lidar com os riscos do negócio”. Com André Litmanowicz, administrador de empresas e consultor, e João Manoel Cordeiro Alves, zootecnista e consultor

09h50 – Palestra: “Melhoramento genético da tilápia com ênfase na resistência a doenças”. Com Marcela Salazar, diretora científica da Benchmark Genetics (Colômbia)