Participantes da Aquishow Brasil criam Fenaqua

Diversas entidades participantes da 12ª Aquishow Brasil criaram, ontem (23/05), a Frente Nacional de Aquicultura (Fenaqua), para dar ainda mais voz ao setor aquícola perante o poder público.

O grupo é composto por representantes das cadeias produtivas de piscicultura continental, piscicultura marinha, aquariofilia, ranicultura, jacaricultura, algicultura, malacocultura, aquaponia e carcinicultura. Novos representantes também são bem-vindos.

“Todas essas entidades têm necessidades e desejos semelhantes. Então, resolvemos nos unir para fortalecer ainda mais a Aquicultura nacional”, reforça Marilsa Fernandes, presidente da Aquishow e presidente executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP).

Entre os objetivos da Fenaqua estão demandas prioritárias do governo federal, como a simplificação do licenciamento ambiental, a desoneração fiscal (PIS/COFINS) para as rações e a articulação com o Ibama para a revisão da Portaria 145N.

Amanhã (25/05), o grupo vai assinar um documento para formalizar a parceria e agendar uma audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, na qual vão apresentar suas metas de auxílio às políticas públicas.

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela PeixeSP, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); da Itaipu Binacional e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O que: 12ª Aquishow Brasil

Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca – Avenida Aberlado Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP

Redes sociais: @aquishowbrasil