Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Perde-se o extraordinário defensor dos elasmobrânquios no Brasil, o pesquisador Carolus Maria Vooren

O Instituto de Pesca, a Sociedade Brasileira de Elasmobrânquios (SBELL) e todos que tiveram a honra de trabalhar e conviver com o pesquisador Carolus Maria Vooren, sentem muito por seu falecimento e prestam homenagem.

Dr. Vooren foi um pesquisador extraordinário, mentor de muitos outros profissionais da pesquisa, a essência da conservação de elasmobrânquios no Brasil. Alguém que se confunde com a própria história da SBELL (foi o seu primeiro Presidente) e da gênese da pesquisa sobre tubarões e raias no país.

Adotou o Brasil no final da década de 1970, saindo da sua terra natal, a Holanda. Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde, como pesquisador e professor, ficou até se aposentar em 2010. Nesse período, e até recentemente, desenvolveu incontáveis pesquisas sobre aves marinhas e elasmobrânquios.

Atuou intensamente nas questões voltadas à conservação dos elasmobrânquios brasileiros, causa que defendia ferozmente e, junto à pesquisadora Rosangela Lessa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, são os pioneiros na abordagem conservacionista das pesquisas em dinâmica populacional, um marco científico que trouxe para destaque a importância sobre conservar esses incríveis animais, tão amados por Vooren.

Sua leitura dos processos biológicos e ecológicos estava muito além do usual. Ousado, criativo e sensível, conseguia sempre resolver o que não se resolvia, definir o que não se definia. “Foi uma honra tê-lo como professor durante minha graduação em Oceanologia pela FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Sua paixão pela pesquisa e conservação dos elasmobrânquios era inspiradora”, diz o pesquisador científico, Venâncio Guedes de Azevedo, especialista em elasmobrânquios e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da SBELL.

Vooren formou numerosos estudantes, muitos dos quais hoje grandes e renomados pesquisadores. Mais do que a formação acadêmica, ele de fato inspirou, motivou e deu sentido à vida profissional de muitos desta e de outras sociedades científicas, os quais terão o grande pesquisador em suas memórias e trabalharão com a mesma intensidade que ele.
 
Imagem: SBELL
Texto adaptado de SBELL: 
https://www.sbeel.org.br/?p=1632
 
Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069
cecomip@ip.gov.br


Dia Mundial da Água: pesquisas da Secretaria de Agricultura buscam preservar e garantir a qualidade do recurso no decorrer de toda cadeia produtiva
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos