Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


PESCADO PARA SAÚDE: resultados e parcerias

O mês de março vem sendo marcado por importantes reuniões da equipe do Projeto Pescado para Saúde (PPS) e representantes de instituições e empresas público-privadas.

A iniciativa, que tem como objetivo promover e aumentar o consumo de pescado, incluindo produtos de aquicultura fortificados nutricionalmente, como alternativa mais saudável ao consumo de carnes vermelhas e processadas e fast-foods, recebeu destaque na agenda inicial desse mês no Instituto de Pesca.

A grande guinada recente do PPS se deu com a chegada ao Brasil de Albert Tacon, consultor da FAO com mais de 45 anos de experiência na pesquisa de tecnologias em nutrição na aquicultura, que veio para acompanhar o PPS de perto. O doutor e pesquisador viajante da inciativa avaliou o andamento das tarefas do projeto junto à equipe que o executa. A visita deu oportunidade, também, para momentos de interação com agentes importantes da cadeia produtiva do pescado. 

Primeiramente, Tacon se reuniu com a equipe do projeto, composta por Daniel Lemos, diretor; Cristiane Neiva, diretora da Comunicação; Vander Bruno, coordenador de Parcerias; Rafael Tsuyoshi, gerente executivo; e as pesquisadoras científicas Jéssica Levy e Thaís Moron. Este foi um momento bastante produtivo em que foram apresentadas ações realizadas desde sua última visita e os resultados alcançados no mesmo período.

A equipe também teve a oportunidade de estar junto a importantes representantes da cadeia como Ricardo Torres, editor-chefe da Revista Seafood Brasil e idealizador do Seafood Show Latin America, primeiro megaevento focado no intercâmbio comercial de pescado de todo o continente e Jiro Yamada, presidente da Associação dos Consultores Assessores e Articuladores Políticos do Estado de São Paulo (Acapesp), com quem debateu possibilidades de colaborações e parcerias.

Para toda a equipe o networking realizado foi de extrema importância e os resultados alcançados até o momento revelam o valor do Projeto Pescado para Saúde, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e articulado em um Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP), com a missão de promover e aumentar o consumo de pescado, como opção de alimentação mais saudável e fortalecer a luta contra a epidemia de obesidade, doenças coronárias e males associados existentes no Brasil.

“A vinda do pesquisador Albert Tacon é muito importante para o nosso projeto porque tem várias funções, uma delas é acompanhar os resultados e a principal é apoiar os pesquisadores e a equipe para as diferentes tarefas. A consequência disso acaba sendo manter a equipe entusiasmada e as atividades organizadas e dentro do cronograma” acrescentou Daniel Lemos, diretor do PPS.


Por: Gabriela Souza

Imagens: Núcleo de Comunicação Científica do IP

Coordenação de Comunicação 

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Instituto de Pesca

Telefone: (11) 94147-8525



Secretaria de Agricultura reforça protagonismo feminino no Agro
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos