No Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem um motivo duplo para comemorar. Pelo sétimo ano consecutivo, o pesquisador científico do IP Edison Barbieri, diretor do Serviço Regional de Pesquisa do Litoral Sul, localizado em Cananéia, foi incluído na prestigiada lista internacional World’s Top 2% Scientists. O ranking, que se baseia nos 100.000 cientistas mais influentes do mundo, é elaborado pela Universidade Stanford, dos Estados Unidos, em colaboração com a editora científica Elsevier.
A lista reúne pesquisadores de diferentes países e áreas do conhecimento, com base em indicadores relacionados à produção científica e ao impacto de suas publicações. A classificação utiliza dados da base Scopus e considera métricas de citações e outros indicadores bibliométricos, tanto para avaliar a trajetória científica acumulada quanto o desempenho em períodos específicos.
Destaque em Ecologia e Conservação Marinha
Com uma carreira marcada pela produção de conhecimento de alcance global, o pesquisador trabalha com temas estratégicos para a compreensão e a conservação dos ecossistemas aquáticos, incluindo:
• Ecologia e biodiversidade costeira e marinha: estudos sobre a dinâmica dos ambientes aquáticos e a preservação de seus ecossistemas.
• Ecotoxicologia: análise dos efeitos de contaminantes e poluentes sobre os organismos vivos.
• Conservação ambiental: pesquisas que oferecem subsídios práticos para a avaliação de impactos ambientais e formulação de estratégias de gestão pública.
O reconhecimento por sete anos consecutivos evidencia, ainda, a contribuição da pesquisa científica desenvolvida em instituições públicas brasileiras para a produção de conhecimento de alcance internacional. O marco valida o compromisso do Instituto de Pesca com a investigação contínua, com a colaboração científica e com a geração de respostas e soluções diretas para os desafios ambientais da sociedade.
Para Barbieri, receber esse reconhecimento pela sétima vez consecutiva “é motivo de satisfação, mas também reforça minha convicção de que a verdadeira grandeza da ciência não está apenas no número de citações ou no prestígio de um pesquisador, e sim na sua capacidade de transformar conhecimento em benefício para a sociedade e para a vida no planeta. A ciência pública tem uma responsabilidade que vai além das publicações: compreender os processos naturais, antecipar ameaças, proteger a biodiversidade e oferecer à sociedade caminhos para um futuro mais sustentável. Em um mundo no qual os ecossistemas são pressionados por interesses econômicos imediatos e por uma visão de desenvolvimento que frequentemente desconsidera seus próprios limites, pesquisar é também um compromisso ético com as gerações presentes e futuras”.
O pesquisador acrescenta que esse reconhecimento internacional é, portanto, também uma conquista do Instituto de Pesca e de todos aqueles que acreditam que investir em ciência é investir na capacidade de uma sociedade compreender o mundo, tomar decisões responsáveis e preservar as condições que tornam a própria vida possível.
Por Gabriela Souza
Colaboração: Edison Barbieri
Foto: Universidade São Camilo
Assessoria de imprensa IP
Seção de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
Política de uso
A reprodução de matérias e imagens é livre, mediante citação do Instituto de Pesca, autor e fotógrafo (este quando citado).







