Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Pesquisador do IP é agraciado com prêmio de destaque em inovação científica e tecnológica

O pesquisador Edison Barbieri, do Instituto de Pesca (IP-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi agraciado com o prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano – Mérito em Inovação Científica e Tecnológica, pela Associação Brasileira de Liderança (Braslider). A premiação foi concedida durante o evento Excelência e Qualidade Brasil, realizado na cidade de São Paulo, em 23 de novembro de 2017.

De acordo com a criadora do prêmio, que está em sua 10ª edição, o objetivo da iniciativa é reconhecer pessoas, empresas, entidades e personalidades que se destacaram na sociedade nas mais diferentes áreas ao longo do ano.

Barbieri foi indicado ao prêmio por suas pesquisas em ecotoxicologia conduzidas no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul do IP, em Cananéia. Atualmente, o pesquisador estuda as interações de efeitos da modulação de nanopartículas com poluentes sobre os organismos aquáticos.

“Antigamente, o que chamamos de poluentes emergentes eram os medicamentos. Nos dias de hoje, as nanopartículas estão presente em materiais como tintas especiais, componentes de eletrônica e concreto, por exemplo. Por isso, estudar os efeitos de sua interação com o meio ambiente e com os organismos aquáticos é muito importante para entendermos como devemos fazer o descarte desses materiais, por exemplo. É algo muito novo e que ainda temos pouco conhecimento”, explica Barbieri.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, a premiação concedida ao pesquisador do IP demonstra a importância das pesquisas conduzidas pelos institutos da Pasta.

“Essa premiação é um reconhecimento importante. Os estudos que avaliam o potencial dos efeitos de poluentes oriundos de novos materiais são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para a proteção de nossa biodiversidade. São pesquisas que geram impacto em todo o conjunto da nossa sociedade, como nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, diz.

Por Leonardo Chagas
Revisão Márcia Cipólli

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7549 / (11) 3871-7588
cecomip@pesca.sp.gov.br


Livro online gratuito ensina tecnologias de conservação e preparo do pescado
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos