Pesquisador mexicano participará de painel sobre os desafios e oportunidades da agroindústria do pescado em evento da Secretaria

O pesquisador Juan Carlos Ramírez Suárez, do Centro de Pesquisa em Alimentação e Desenvolvimento (Ciad, sigla em espanhol), vinculado ao governo do México, participará do painel “Desafios e oportunidades da agroindústria do pescado" durante o VIII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (Simcope). O evento é uma realização da Unidade Laboratorial de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro de 2018, no Parque da Água Branca, na capital paulista.

Na ocasião, Suárez apresentará o case de uma salsicha desenvolvida pelo Ciad a partir do músculo da lula gigante Dosidicus gigas, espécie subutilizada na sua região de origem, de baixo custo e rica em proteína de alta qualidade. O produto ganhou o nome de Aquazul e desde janeiro de 2017 é comercializado por empresários do Estado mexicano de Sonora, apresentando boa aceitação por parte dos consumidores.

“Segundo estatísticas, no México os produtos cárneos e salsichas são altamente consumidos pela população, gerando uma receita anual de até US$ 3.176 milhões para a indústria alimentícia. No Brasil, esse mesmo segmento representa uma projeção de receita na ordem de US$ 15.470 milhões para 2018, mercado que espera um crescimento anual de 6,6%”, explica.

Para a pesquisadora do IP e coordenadora do evento, Érika Fabiane Furlan, experiências como a do produto mexicano mostram que o trabalho com espécies de pescado subutilizadas e que apresentam um significativo volume de produção são uma alternativa interessante para a introdução no mercado de novos produtos à base de pescado.

“As alternativas e oportunidades de desenvolvimento de novos produtos é uma das linhas de debate que estamos propondo nesta oitava edição do Simcope. Pretendemos abordar algumas oportunidades de mercado que estão disponíveis hoje e discutir os desafios que a agroindústria do pescado tem pela frente”, diz Érika.

As inscrições para o Simpósio já podem ser feitas diretamente no site do evento. Para os interessados em apresentar trabalhos científicos na forma de resumo simples durante o Simcope, é importante ler atentamente o regulamento e realizar a submissão do trabalho até 29 de julho de 2018, na “Área do Participante”.

Por Leonardo Chagas

Revisão Márcia Cipólli

VIII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE)
Data: 9 a 11 de outubro de 2018