Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Pesquisadores do IP apresentam resultados de pesquisa durante evento em Taiwan

Com o objetivo de apresentar os trabalhos de pesquisa com moluscos conduzidos pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, os pesquisadores Hélcio Luis de Almeida Marques e Márcia Santos Nunes Galvão participaram, entre os dias 23 e 26 de abril, do evento científico Asian-Pacific Aquaculture 2018, realizado na cidade de Taipei, em Taiwan. 

Cerca de 800 pesquisadores de diferentes países participaram das discussões sobre as “Inovações para a sustentabilidade na aquicultura e na segurança alimentar”, tema escolhido para esta edição do encontro, que teve o IP como a única instituição brasileira participante. 

Na oportunidade, os pesquisadores do IP apresentaram, os trabalhos “Crescimento compensatório em vieiras Nodipecten nodosus cultivadas no Estado de São Paulo” e “Biodiversidade genética de ostras na costa sudeste do Brasil”. 

De acordo com Hélcio, a Ásia e a Oceania são regiões onde o cultivo de moluscos atingiu o mais alto nível de excelência no mundo e, por isso, este encontro foi escolhido para a divulgação dos resultados das pesquisas do IP.

“Nós participamos da sessão de trabalhos sobre moluscos, coordenada pelos professores Jesmond Sammut (New South Wales University, Sydney, Austrália) e Debashish Mazumder (Institute for Environmental Research, Sydney, Austrália), na qual apresentamos nossos trabalhos e tivemos a oportunidade de debater não apenas os nossos resultados de pesquisa, mas também os estudos realizados por pesquisadores de outras partes do mundo”, diz Hélcio. 

A pesquisadora Márcia Galvão destacou que durante o debate, a questão da diversidade genética de ostras na região sudeste do Brasil, sujeita a risco de bio-invasão por espécies asiáticas de ostras, como as do gênero Saccostrea, foi avaliada pelos coordenadores da sessão como merecedora de uma atenção especial pelos pesquisadores brasileiros que atuam na área de moluscos, pelos danos que podem provocar às espécies nativas. 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7549 / (11) 3871-7550


Museu de Pesca recebe 657 visitantes durante a primeira semana da exposição “Oceanos Livres de Plásticos”
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos