Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Projeto inovador do Instituto de Pesca concorre a prêmio na Aquishow Brasil 2022

O 2º Prêmio Inovação Aquícola é uma das atrações da 11ª edição da Aquishow Brasil, que ocorrerá entre 24 e 27 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Criado em 2019 pela organizadora da feira, a Peixe SP, o evento busca reconhecer importantes projetos e iniciativas que contribuem para a evolução de toda a cadeia produtiva da aquicultura no Brasil, nas categorias: Beneficiamento e Produto Final, Academia, Produção e Políticas Institucionais.

Nesta edição, foram enviados 72 cases de inovação, dentre eles o do pesquisador científico do Instituto de Pesca, Fábio Sussel, especialista em lambaricultura, que se tornou um dos finalistas da categoria Beneficiamento e Produto Final, na qual apresenta o projeto Evisceradora de Lambari, referente a um equipamento voltado à evisceração de peixes de pequeno porte (de 3 até 50 gramas), com foco na produção comercial do lambari (conhecido também como piava).

O projeto

O lambari cultivado na aquicultura é uma das espécies mais utilizadas no mercado de iscas vivas para pesca esportiva. Devido à comercialização estar saturada, Sussel se dedicou aos estudos de novas alternativas que contribuíssem para o setor.

“Trata-se de um equipamento seguro para quem opera e ainda possui dispositivos de emergência para desligamento imediato dos motores, em consonância com as normas brasileiras vigentes”, explica o pesquisador. 

Além disso, o equipamento é composto por um conjunto de motor elétrico, eixo prolongador e serras que podem ser ajustados em posição horizontal e vertical, o que permite um alinhamento exato, resultando em uma perfeita evisceração.

Conheça detalhes deste e outros projetos finalistas do Prêmio, clicando aqui.


Serviço

O que: 11ª Aquishow Brasil

Quando: de 24 a 27 de maio de 2022

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca (Avenida Abelardo Menezes, s/nº, acesso pela Rodovia Washington Luís, Km 444, zona rural de Rio Preto, na região do antigo Instituto Penal Agrícola)

Ingressos e informações: www.aquishowbrasil.com.br 

Fonte da imagem: Fabio Sussel


Informações à imprensa - Aquishow - Gaster

Daniela Fenti - Jornalista | MTB 51.663/SP

(17) 98820-0506

imprensa@aquishowbrasil.com.br

Informações à imprensa - Secretaria de Agricultura

Assessoria de Comunicação

(11) 5067-0069

imprensa@agricultura.sp.gov.br

Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

(11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br




Defesa Agropecuária atua em plano intersecretarial contra intoxicação em moluscos no Litoral Paulista
Material para análise está sendo coletado em Ubatuba junto com secretaria local
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos