Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Sanidade aquícola será eixo central de minicurso durante VII SIMCOPE

As questões que envolvem a sanidade aquícola estarão no centro das discussões de um minicurso que compõe a programação do VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), evento organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio do Instituto de Pesca (IP) e que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Pesquisadores do Brasil e do exterior estarão à frente das atividades, que são exclusivas para os participantes do SIMCOPE, mediante inscrição prévia. 

De acordo com Érika Fabiane Furlan, pesquisadora do IP e coordenadora do Comitê Científico do Simpósio, o objetivo do minicurso é criar condições para que os participantes consigam reconhecer quais são as medidas necessárias para produzir peixes inócuos para o consumo, permitindo a sustentabilidade da atividade e também do meio ambiente. “Entregar um pescado de qualidade, que não represente risco para quem os consome, é algo que o setor como um todo tem discutido há anos, mas ainda temos muito para avançar. Nesse contexto, preparamos o minicurso de Sanidade Aquícola que abordará o que há de mais recente, expondo as possibilidades que hoje temos para a garantia da qualidade e o caminho para a tão almejada rastreabilidade dos produtos”, explica Érika. 

A programação do minicurso sobre sanidade aquícola tem início no dia 10 de outubro, com a palestra “Entraves Sanitários na Cadeia Produtiva de Peixes”, que será proferida pela pesquisadora do Instituto de Pesca Agar Costa Alexandrino Perez. Em seguida, o SIMCOPE receberá a palestra do pesquisador uruguaio Nelson Avdalov, da organização latino-americana INFOPESCA, sobre “Riscos em Produtos Pesqueiros”. No dia 11 de outubro, é a vez da pesquisadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Flávia Calixto, ministrar a palestra “Questões sanitárias da piscicultura marinha no Estado do Rio de Janeiro: o bijupirá”. Fechando a programação, a pesquisadora Agar Costa Alexandrino Perez, do IP, voltará para conduzir a palestra “Programa Nacional de Aquicultura com Sanidade”. 

Os interessados em participar do minicurso devem ter noções básicas de aquicultura, sistemas de cultivo e manejo das principais espécies utilizadas nas criações brasileiras. As inscrições para as atividades precisam ser feitas com antecedência no VII SIMCOPE. 

Sobre o SIMCOPE 

O Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE) é um evento organizado bienalmente pela Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca. Em 2016, pela primeira vez, o SIMCOPE será realizado na cidade de São Paulo, no Pavilhão Amarelo da Expo Center Norte, juntamente com a Feira Asian & Japan Food Show. A programação prevê a realização de palestras, debates, aula-show de gastronomia e minicursos, além da tradicional apresentação de trabalhos científicos, previamente analisados por uma Comissão Científica composta por renomados cientistas e experts. 

Minicurso sobre Sanidade na Aquicultura Brasileira visando ao consumo seguro 

- Dia 10 de outubro de 2016 - 

9h30 - 10h30 
Palestrante: Dra. Agar Costa Alexandrino de Pérez - IP/APTA/Santos/SP 
Palestra: Entraves Sanitários na Cadeia Produtiva de Peixes 

10h45 – 12h30 
Palestrante: Dr. Nelson Avdalov - INFOPESCA - Uruguai 
Palestra "Riscos em Produtos Pesqueiros" 

- Dia 11 de outubro de 2016 - 

9h30 - 10h15 
Palestrante: Dra. Flávia Calixto - FIPERJ - RJ 
Palestra: Questões sanitárias da piscicultura marinha no Estado do Rio de Janeiro: o bijupirá


10h30 – 12h30 
Palestrante: Dra. Agar Costa Alexandrino de Perez - IP/APTA/Santos/SP 
Palestra: Programa Nacional de Aquicultura com Sanidade 

Serviço: 
VII SIMCOPE – Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado 
Data: 09 a 11 de outubro de 2016 
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo 
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo 
Site do evento: www.simcope.com.br

Por Leonardo Chagas


Referência no Brasil, Boletim do Instituto de Pesca completa 45 anos
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos