Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Secretaria de Agricultura e Abastecimento, APTA e Institutos participam ativamente do Planeja PD&I

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e de seus Institutos de Pesquisa, está participando ativamente do Planeja PD&I, evento composto por 18 Workshops de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas Cadeias de Produção do Agronegócio, que acontece entre os dias 28 de agosto e 30 de setembro de 2019.

O objetivo do evento é apresentar diagnóstico institucional com interpretações resultantes da análise de dados e informações realizada por pesquisadores de cada cadeia produtiva. Foram convidados profissionais relacionados às atividades, instituições governamentais e entidades de classe para construir planos de ação em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de forma coletiva e colaborativa, a fim de sanar as limitações e os problemas enfrentados por cada setor, bem como propor estratégias para a melhoria contínua.

Na programação do evento, os dias 3 e 11 de setembro foram destinados à apresentação dos resultados das análises realizadas pelos grupos de pesquisadores da Pesca e Aquicultura. Foram discutidos as oportunidades e os desafios para cada atividade, os problemas e as ações necessárias tanto em PD&I quanto infraestrutura e regulamentação.

Ao implementar a discussão estratégica e a prospecção de novas competências tecnológicas em cada área, a APTA e o Instituto de Pesca estabeleceram como objetivo: a elaboração de um plano de ação para manutenção da sustentabilidade ambiental e financeira da atividade da pesca e aquicultura e o aumento da inovação; além de incentivar parcerias para atender às demandas da cadeia produtiva do pescado.

Motivado pelas discussões dos encontros do Planeja PD&I, o diretor do Instituto de Pesca, Vander Bruno, reuniu-se no último dia 6, em Santos, com os pesquisadores da cadeia produtiva de pesca, para discutir a oportunidade dada pelo evento, extremamente alinhado ao Decreto 64.320, que institui diretrizes de política pública denominadas “Cidadania no Campo 2030”. Tal política visa a nortear programas, projetos e ações em curso ou que venham a ser desenvolvidos, por meio da integração de todas as unidades da Secretaria.

O resultado do encontro em Santos foi a criação de um grupo de trabalho, comprometido a elaborar proposta do já intitulado Programa Pesca Paulista 4.0, com foco na resolução de problemas do setor pesqueiro. Alinhada ao Decreto citado, a proposta deve ser apresentada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento ainda neste ano.

 

Por Gabriela Souza

Foto: Thaiane Muniz 

CECOM – Centro de Comunicação 

Instituto de Pesca / APTA / SAA


Cultivo de macroalga é alternativa de renda para pescadores artesanais do litoral norte de São Paulo, revela pesquisa da Secretaria de Agricultura
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos