Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Secretaria de Agricultura participa de oficina sobre Gestão da Pesca de camarão

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participou ontem, 4/12, em Santos, da Oficina Participativa Estadual, do Projeto "Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe - REBYC-LAC II", criado pela FAO - Food and Agriculture Organization of United Nations.

O REBYC-LAC II acontece em seis países da América Latina (Brasil, Colômbia, Costa Rica, México, Suriname e Trinidad e Tobago) e Caribe. Seu objetivo é desenvolver práticas de pesca mais sustentáveis para um ecossistema marinho mais saudável e aprimorar a forma de capturar espécies que não são alvo da pescaria.

A experiência com um dispositivo, criado pelo REBYC, o qual é colocado na rede de arrasto de camarão e impede a entrada de animais maiores, tem gerado grande expectativa de sucesso no alcance do objetivo do projeto.

A Oficina recebeu representantes de órgãos e instituições como Marinha, Exército, IBAMA, Instituto de Pesca, Secretaria de Aquicultura e Pesca e associações de pescadores, mas são os agentes da cadeia de produção pesqueira os principais atores, já que informam os problemas vividos em suas realidades e discutem com os demais participantes as propostas de soluções necessárias.

De acordo com o diretor do Instituto de Pesca, Vander Bruno dos Santos, "a sistemática de elaboração da proposta de gestão da pesca do camarão, por meio das oficinas participativas locais e regionais, ouvindo-se todas as instituições e a pessoas envolvidas com a atividade, é a forma mais eficaz de se fazer gestão desses recursos pesqueiros".

O resultado do evento, que se encerra hoje, será a Proposta do Plano de Gestão da Pesca de camarões, a ser apresentado futuramente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Por Gabriela Souza 

CECOM - Centro de Comunicação

Instituto de Pesca - APTA - SAA


Secretaria de Agricultura convida a população para conhecer suas atrações nas férias
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos