Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


SECRETARIA DE AGRICULTURA PAULISTA APRESENTA EXPOSIÇÃO DE ARTE E OFICINA INFANTIL NO MUSEU DE PESCA

De 7 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, apresenta, no Museu de Pesca de Santos, a Exposição de Arte ‘Oceano’, de autoria do artista plástico e educador ambiental Alexandre Huber, constituída por obras utilizando técnicas que variam da aquarela ao lápis de cor, produzidas em 2015 durante suas experiências pelo Brasil.

Já no dia 30 de janeiro, com início às 14 horas, Huber coordena uma oficina de arte para 20 crianças, de 6 a 12 anos, cujo enfoque é a importância da preservação da vida marinha. Antes da oficina, o artista monitora uma visita das crianças ao Museu de Pesca. As inscrições para a oficina podem ser feitas previamente no Museu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio do telefone (013) 3261-5260. Cada participante deve contribuir com uma lata de leite em pó, a ser destinada à Creche da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Restam poucas vagas.

Segundo Thaís Moron Machado, pesquisadora científica do Instituto de Pesca e responsável pelo Museu, além das atrações famosas, como a ossada da baleia, a sala de tubarões e a sala ‘Submergir’, dentre outras, o local expõe agora de algumas novidades: o ‘Quarto do Capitão’ remodelado; apresentação da Rede de Projetos de Biodiversidade ‘Biomar’, com exibição televisiva de projetos e sonorização do ambiente (apresentando baleias, golfinhos e músicas que remetem ao som do mar e da natureza); exposição de quadrinhos da ‘Albatrupe’ (criada para sensibilizar o público sobre a necessidade da conservação de albatrozes e petréis); e, a partir de fevereiro, a exposição de aquarelas ‘Aves da Ilha Comprida’.

 

Ala Lúdica

Independentemente de se constituir em uma das maiores atrações turísticas da cidade de Santos, o Museu de Pesca é um importante centro de reflexão através de conhecimentos ligados ao seu acervo biológico, fundamentados numa filosofia ambientalista.

Uma das principais atrações do Museu é a ‘Ala Lúdica’, onde as crianças se locomovem ao nível do porão do edifício, cruzando seus arcos, que integram esse cenário museográfico. Ali, a criança pode perceber quanta beleza e minúcias há na complexa e organizada vida aquática e até ‘navegar’ num barco imaginário.

“Trata-se da apresentação de exposições interativas destinadas a conscientizar o público sobre a importância da preservação do meio aquático, papel a que se presta muito bem o histórico Museu de Pesca de Santos, vinculado a uma tradicional instituição de pesquisa científica, o Instituto de Pesca, e o incentivo a ações educativas dessa natureza está em adequada sintonia com as determinações do governador Geraldo Alckmin”, reforça o secretário de Agricultura Arnaldo Jardim.

O Museu de Pesca está aberto ao público de quinta a domingo, das 10 às 18 horas. O ingresso custa R$ 5,00; estudantes e professores pagam R$ 2,50; crianças até seis anos, portadores de necessidades especiais e maiores de 60 são isentos do pagamento.


Frente Parlamentar do Estado de São Paulo realiza evento em prol da atividade pesqueira e da aquicultura
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos