Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participa da cerimônia de abertura da Aquishow Brasil 2022

O primeiro dia da Aquishow Brasil 2022 se iniciou na manhã desta terça-feira (24). Na cerimônia de abertura, estavam presentes, representando o novo governador Rodrigo, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, o Deputado Estadual Itamar Borges, a Secretária Executiva do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Marina Bragante, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, a Diretora do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva, o Secretário de Agricultura e Abastecimento municipal, Pedro Pezzuto e a gerente regional do SEBRAE, Iroá Arantes.

Durante a cerimônia, foram apresentados números que demonstram a pujança do setor de aquicultura do Estado. “A Aquishow é a materialização do que é o setor de pesca. O Estado de São Paulo pode produzir cerca de um milhão de toneladas de peixe em águas públicas.”, comentou Marilsa Fernandes, presidente executiva da PeixeSP e organizadora da Aquishow Brasil 2022.

Representando o novo governador Rodrigo, o Secretário Francisco Matturro, mencionou os feitos da SAA e da Defesa Agropecuária que estão ligados diretamente ao setor de pesca, como as linhas de crédito disponibilizadas pelo FEAP, o avanço da análise de regularização ambiental através do CAR (Cadastro Ambiental Rural), as entregas de viaturas do programa Segurança no Campo, o avanço do programa Rotas Rurais, a recuperação dos 5 mil km de estradas recuperadas pelo Melhor Caminho.

O Secretário também falou sobre o investimento de R$ 102 milhões em pesquisas, destinados pelo Governo, de primeiro de julho de 2021 até o presente momento, e o avanço do sistema de integração lavoura-pecuária no Estado, que garante maior geração de emprego e que também tornam as lavouras mais rentáveis ao produtor.

Por fim, Matturro assinou as portarias que autorizam a criação do laboratório de melhoramento genético do Centro de Pecuária Sustentável, a autorização da expansão do laboratório de pesquisa do Instituto de Pesca e a portaria que define a distribuição das unidades básicas de ciência e tecnologia do Instituto.

Por GS

Fotos: Sérgio Andrade

Informações à imprensa - SAA

imprensa@agricultura.sp.gov.br