Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Secretário de Agricultura e Abastecimento visita institutos de pesquisa em São Paulo

16/02/2023

O secretário de Agricultura, Antonio Julio Junqueira, acompanhado do secretário-executivo, Marcos Renato Böttcher, e do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios (Apta), Sérgio Tutui, compareceram, no dia 14 de fevereiro, à Vila Mariana para visitar as sedes dos institutos Biológico e de Pesca. As autoridades foram recepcionadas por Ana Eugênia de Carvalho Campos e Cristiane Rodrigues Neiva, diretoras-gerais do IB e do IP, respectivamente. 

Reunidos no auditório do Instituto Biológico, funcionários das duas instituições ouviram as palavras do secretário. "Alguns aqui já me conhecem, eu dirigi a Pasta entre 2007 e 2011, juntamente com o João Sampaio. Aceitei esse novo desafio para ajudar o setor – principalmente os pequenos e médios produtores –, um pedido do próprio governador. Para isso, vamos investir em digitalização dos serviços e em pesquisa e transferência de conhecimento”, afirmou Antonio Junqueira.

Questionado sobre como a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pretende superar os problemas relacionados à falta de concursos públicos para reposição de pesquisadores, Junqueira respondeu que essa é uma prioridade de sua gestão e que já encaminhou aos órgãos competentes uma planilha indicando a defasagem salarial dos pesquisadores paulistas quando comparada aos vencimentos dos colegas federais e de outros estados, bem como quantidade de cargos vagos em função de aposentadoria e desligamentos. 

Junqueira afirmou que a pesquisa científica é estratégica para sua gestão e que não abre mão de valorizar os IPs para que continuem entregando cada vez mais soluções para os produtores rurais. De acordo com o secretário, o orçamento da Pasta equivale a 0,33% do montante geral de recursos do Governo do Estado, mas esse valor pode mudar se os IPs apresentarem bons projetos. 

Sobre a Reforma Administrativa proposta pelo Governo, Böttcher acrescentou que os atuais gestores estão empenhados em organizar o Estado, que, segundo ele, encontrava-se em situação crítica. 

Após o bate papo com os funcionários, Antonio Junqueira, Böttcher e Tutui se dirigiram à Diretoria Geral, onde Ana Eugênia fez uma breve apresentação da estrutura do Instituto Biológico, seus principais projetos, entregas tecnológicas e desafios. Os secretários e o coordenador da Apta foram convidados a conhecer o Laboratório de Virose em Bovídeos (LBV), um dos poucos com nível de biossegurança classe 3 (NB3), local em que o trabalho com micro-organismos que acarretam elevado risco pode ser realizado sem qualquer risco à população. 

Outro local icônico no Instituto Biológico, que as autoridades fizeram questão de visitar foi o cafezal – maior do mundo plantado em área urbana. Lá, Junqueira, que é produtor rural, fez questão de vistoriar os frutos ainda verdes e observar que teremos uma bela colheita este ano.

Na sequência, os visitantes conheceram a sede do IP, onde Cristiane Neiva apresentou a equipe de pesquisadores e de apoio que atuam em São Paulo e também fez uma apresentação institucional, falando sobre os programas e projetos em desenvolvimento, destaques como entregas tecnológicas, dados e informações importantes sobre o setor de pesca e aquicultura, dentre outros assuntos.

“A visita do secretário da Agricultura, secretário executivo e coordenador da APTA foi bastante importante para mostrar um pouco do que é o Instituto de Pesca, sua estrutura de centros, núcleos regionais e unidades laboratoriais; assim como os pilares da programação de pesquisa, baseados no desenvolvimento da pesca sustentável, da qualidade da água e do pescado. Também foi um momento de repassar todas as entregas que a instituição faz hoje à sociedade, mais especificamente ao setor produtivo”, afirmou Cristiane Neiva. 

Foto: Núcleo de Comunicação Científica - IP 


Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

(11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br



Instituto de Pesca colabora com pesquisas para identificação e monitoramento de marlim-azul
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos