A Aquishow Brasil teve início nesta terça-feira, 15, reunindo as principais empresas e lideranças do setor de pescado na cidade de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo. Realizado há 10 anos, o evento é o mais importante do setor de aquicultura do Brasil e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), por meio do Instituto de Pesca (IP-APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Presente na cerimônia de abertura do evento, o secretário de Agricultura e Abastecimento Francisco Jardim destacou a importância estratégica do setor de pescado para o agronegócio brasileiro.
“Esse é um setor muito importante e que precisa dessa organização que nós pudemos ver ao caminhar pela feira. Por isso, venho aqui transmitir a orientação do governador Márcio França, que me pediu que trouxesse o apoio do Governo do Estado de São Paulo para todas as demandas do setor. Algumas delas nós já conseguimos avançar no último período, como na questão do decreto do licenciamento ambiental da aquicultura, a questão da isonomia tributária para a produção do pescado em São Paulo e a grande discussão sobre a demarcação dos parques aquícolas do Estado”, destacou o secretário.
O diretor do Instituto de Pesca, Luiz Marques da Silva Ayroza, que também participou da abertura da Aquishow, frisou a importância da pesquisa científica desenvolvida pelo IP e da extensão rural realizada pela CATI na busca pelo desenvolvimento de tecnologias capazes de aumentar a produtividade do setor, gerando renda e trazendo lucratividade para os aquicultores.
Informação técnica para os produtores
Uma das novidades desta edição da Aquishow é o Espaço Institucional, no qual órgãos governamentais que regulamentam, investigam e financiam as atividades de aquicultura prestam atendimento aos produtores.
Dentre os órgãos que participam da ação estão o Instituto de Pesca, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), ligados à SAA, além da Companhia Paulista Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Embrapa Pesca e Aquicultura.