De 1º a 15 de setembro acontece a 22ª edição da Campanha Nacional Semana do Pescado, uma iniciativa criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para incentivar o consumo de pescados e dar visibilidade a toda a cadeia produtiva do setor. A ideia da campanha nasceu para fomentar o empreendedorismo pesqueiro e implementar uma nova data de incentivo ao consumo de organismos aquáticos, a partir da realização de eventos, captação de patrocínios e divulgação nas redes sociais.
Nesse contexto, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoverá, nos dias 6 e 7 de setembro, a 3ª edição da Festa Tem Peixe na Vila. Realizada anualmente na sede do Instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, com coorganização da Associação de Moradores da Vila Mariana, a festa foi idealizada como parte das ações da Semana do Pescado e já se consolidou, na capital, como a FESTA DO PESCADO DE SÃO PAULO, um dos principais eventos culturais e gastronômicos voltados ao tema.
Imagem: Gabriel
Gainett – Festa Tem Peixe na Vila
Mais do que um evento de integração da comunidade com o universo da pesca e da aquicultura, a Festa Tem Peixe na Vila é uma celebração da cultura do pescado. A programação reúne oficinas para todas as idades, culinária à base de pescado, atividades de educação ambiental e muito mais, reforçando o compromisso do IP em apoiar a campanha nacional e promover o consumo consciente e sustentável dessa importante proteína, fundamental para a segurança alimentar e nutricional.
A Semana do Pescado 2025 representa, portanto, um esforço coletivo que vai além do incentivo ao consumo. Trata-se de uma campanha que une diferentes elos da cadeia produtiva, desde pescadores e aquicultores até pesquisadores, comerciantes e consumidores, em torno da valorização de um alimento saudável, acessível e de grande importância cultural e econômica para o Brasil.
De acordo com André Medeiros, organizador nacional da Campanha, “espera-se este ano uma maior capilarização e regionalização das ações de incentivo ao consumo dessa importante proteína para alimentação humana, assim como o aumento das vendas. A proposta é simples, porém desafiadora: ampliar e fomentar cada vez mais a cultura de consumo do pescado na população brasileira”.
Apoiadores do evento: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Paulista de Supermercados (APAS), Apta Regional, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Centro de Memórias Agrárias de São Paulo (CEMASP), Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali), Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Instituto Biológico, Instituto de Economia Agrícola, Fundação Instituto de Terras (ITESP), Jotape Teixeira, Marilaine Sanches, Museu de Pesca, Jornal Pedaço da Vila, Planeta Inseto e Seafood Brasil.
Serviço
Festa Tem Peixe na Vila – www.tempeixenavila.com.br
Local: Instituto de Pesca - Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – SP
Datas: 6 e 7 de setembro
Horário: 11h às 21h
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Acompanhe no Instagram: @institutodepescasp
Por Andressa Claudino
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Assessoria de imprensa IP
Seção de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br
Política de uso
A reprodução de matérias e imagens é livre, mediante citação do Instituto de Pesca, autor e fotógrafo (este quando citado).