Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes


Série de podcasts sobre a crise hídrica Episódio 1
Pesquisador do IAC fala sobre técnica de aplicação de herbicida que poupa 600 milhões de litros de água na canavicultura

O primeiro dos podcasts, nova série, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está pronto e vai ao ar hoje.

O entrevistado é o pesquisador do Instituto Agronômico, em Campinas, Dr. Hamilton Humberto Ramos, cuja tecnologia de aplicação de herbicida na canavicultura poupa 600 milhões de litros de água.

Graças ao trabalho do IAC, os volumes foram reduzidos para 1.500 a três mil litros de água por hectare, frente aos oito mil a dez mil litros até então usados.

Os resultados do Programa de Valorização do Uso de Água em Pulverizações Agrícolas (Provar) do IAC voltado para economia de água na aplicação de defensivos são padrão de utilização pelas usinas no Estado de São Paulo.

Concluída em 2010, uma pesquisa mudou o sistema de uso da água em pulverização de canaviais. Em experimento do Programa de Valorização da Água em Pulverizações Agrícola (PROVAR), desenvolvido pelo IAC, cada usina possuía 30 mil hectares de cana, em média, usava 200 litros de calda por hectare, com tanque com capacidade de 1.400 litros, a um custo operacional de R $ 30,00 por hectare.

Os dados básicos uma economia de 3 milhões de litros de água, ou 2.143 tanques, ou ainda de R $ 143 mil nos custos operacionais por safra, em cada usina.

No bate papo, que pode ser acessado nos canais oficiais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, você ouvirá o pesquisador diversos assuntos relativos à crise hídrica pela qual passa o Brasil e consequentemente o Estado de São Paulo. Lembremos que vivemos a pior crise hídrica brasileira dos últimos 91 anos.

Tecnologias desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo através do IAC, visualização ao Brasil e ao mundo como é possível salvar água nas mais diversas lavouras, com economia de milhões de reais para o produtor e o Estado.

Entenderá que o IAC, da SAA, forma profissionais em suas escolas agrícolas que vão à campo desenvolver junto aos produtores a ideia da economia consciente de água.

É a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo preservando o maior dos nossos bens - a água.

Ouça ou assista e aproveite!

Spotify: https://is.gd/crisehidricaep1
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZpqKMXMIx0k

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/serie-de-podcasts-da-secretaria-sobre-crise-hidrica-comeca-hoje/



Bolsistas dos Institutos de Pesquisa da APTA recebem o Prêmio “Futuro Cientista” do CIIC 2021