Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Setembro: mês de preservação do planeta!

Setembro parece ser mesmo o mês em que todos os olhares da humanidade estão voltados para a preservação do planeta, já que muitas de suas datas comemorativas se referem a essa necessária ação. Sete de setembro - Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul; 14 - Dia Mundial da Realidade Climática; 16 - Dia Mundial da Limpeza e Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio; 19 - Dia Mundial pela Limpeza da Água; 21 – Dia da Árvore; 22 - Dia Nacional de Defesa da Fauna; 24 - Dia Mundial dos Rios; 29 - Dia Marítimo Mundial.

Dentre tantas datas, destaca-se hoje, sábado, 16, por ocorrerem dois acontecimentos fundamentais para o despertar da consciência humana em relação à preservação da Terra. 

A ação global do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) está em sua 6ª edição e tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da limpeza, seja ela ambiental, mental ou digital. Até o momento milhões de voluntários, governos e organizações de 197 países se unem para realizar, sobretudo, a limpeza de resíduos em espaços como praças, ruas, parques, rios, mares, lagoas, praias etc.

Hoje também é celebrado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, que faz referência ao dia 16 de setembro de 1987, quando foi lançado o Protocolo de Montreal, que entrou em vigor em 1989, passando a regular a aplicação, produção e o consumo de dezenas de produtos químicos que destroem a camada de ozônio. Esta proteção ao redor da Terra desempenha um papel vital na preservação do nosso planeta e da vida de todos os seres que nele habitam. Preservá-la é mandatório, pois este é o único gás capaz de absorver a maior parte da radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), emitida pelo sol, que é nociva aos seres vivos.

Não são somente organizações públicas e privadas que devem contribuir com ações que visam um melhor futuro para o planeta. Qualquer cidadão do mundo pode ter atitudes e hábitos que colaboram para o objetivo de cada uma dessas datas, assim como para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Descartar uma pilha ou um eletroeletrônico em local adequado; separar o lixo orgânico do reciclável; evitar a compra de aerossóis com substâncias nocivas ao ozônio (como os clorofluorcarbonetos – CFCs); usar mais transporte público que veículo próprio etc. já são grandes contribuições para assegurar um futuro mais saudável e sustentável para todos.


IP pelo planeta!

O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apoia e colabora para as ações de preservação do planeta, executando e participando de eventos e campanhas voltados a este fim, bem como desenvolve diversos projetos como o valoroso Petrechos de Pesca Perdidos no Mar, que enfrenta um sério problema ambiental: a grande quantidade de petrechos de pesca perdidos, abandonados ou descartados em ambientes aquáticos. A equipe estará participando de uma das ações na Praia do Itaguá, em Ubatuba.

Para agir no enfrentamento da situação, a equipe de pesquisadores do IP utiliza recursos tecnológicos avançados, visando mapear os pontos onde são encontrados os artefatos. Aproximadamente seis toneladas de redes, fios de nylon e similares já foram removidos dos ecossistemas marinhos. 

“Foram desenvolvidos projetos de pesquisa voltados à detecção, utilizando sonares de varredura lateral, câmeras em asas de reboque e robôs submarinos (ROV), para posterior aplicação de técnicas de remoção destes materiais”, explica o pesquisador do IP Luiz Miguel Casarini.

Já a equipe de servidores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Pesqueiros do IP atua permanentemente no desenvolvimento de projetos científicos de preservação de ecossistemas aquáticos; realiza pesquisas visando à produção de tecnologias de recuperação ou reabilitação da qualidade ambiental para melhoramento, adequação e integração dos diversos usos dos recursos aquáticos, dentre outras atribuições.

O Museu de Pesca – que se encontra em obras de revitalização, mas não para de trabalhar internamente para a tão esperada reabertura –, além da missão de disseminar a produção científica institucional, há anos também promove variadas atividades de educação ambiental ao público visitante, além de ações em parceria com outras organizações públicas e privadas do litoral paulista.


Por

Andressa Claudino

 

Instituto de Pesca 

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura. 


Serviço

Ato convocatório para o Dia Mundial da Limpeza 2023 | Av. Paulista: clique aqui.

Ações pelo Brasil: clique aqui.

Aplicativos de ações de limpeza: clique aqui.


Informações à imprensa 

Instituto de Pesca 

Gabriela Souza 

Núcleo de Comunicação Científica 

Cel.: (11) 94147-8525

institutodepesca@sp.gov.br

www.pesca.sp.gov.br



.
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos