Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Termina hoje o período de defeso de piracema

Hoje, 28 de fevereiro, finaliza o período de defeso de piracema no Estado de São Paulo. A proibição teve início em 1º de novembro de 2022 para a pesca de espécies nativas na bacia hidrográfica do Paraná, nos rios Paraná, Paranapanema, Grande, Tietê, Mogi-Guaçu, Pardo, Sorocaba e tributários desta bacia.

 Segundo Paula Maria Gênova de Castro Campanha, pesquisadora do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o objetivo do período é de preservar espécies nativas e migratórias, que passam pela piracema. “O fenômeno ocorre na época de reprodução, quando os peixes migram centenas de quilômetros rumo às nascentes e cabeceiras dos rios em busca de águas mais calmas para desovarem, pois o grande volume e a correnteza dos rios dificultam a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides”.

A partir de amanhã, 1º de março, todas as espécies de peixes [menos aquelas que constam na Lista de Espécie ameaçadas] estão liberadas para a pesca nos rios citados. 

As restrições que se mantêm são as da Instrução Normativa 26 do IBAMA de 2009, quanto ao tamanho de captura, artes de pesca e locais; e da Portaria MMA 355/2023 que libera por dois anos a pesca do pintado (Pseudoplatystoma corrucans).


Foto: Dra. Paula Gênova - acervo do Laboratório de Ecologia e Pesca - LABECoPesca


Informações à imprensa - Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

(11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br



IP participa de lançamento do Anuário da Piscicultura 2023
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos