VII Aquishow transforma Santa Fé do Sul na capital da pesca e aquicultura

O VII Aquishow teve início nesta quarta-feira, 24 de agosto, na cidade paulista de Santa Fé do Sul. Organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o evento é o ponto de encontro dos vários segmentos da cadeia produtiva da piscicultura e da pesca, além de representar uma oportunidade de atualização de conhecimentos e troca de informações. Também participam da organização a Prefeitura de Santa Fé do Sul e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura da Região de Santa Fé do Sul (CIMDESPI).

Na abertura do evento, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro, destacou a rápida transformação do setor de pescado em São Paulo. Castro, que na oportunidade representou o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, enfatizou a importância que a organização do setor teve para que o Brasil atingisse a meta de consumo preconizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), de 12 kg per capita ao ano. “A proteína do peixe é importante para o consumo humano e precisamos garantir a qualidade sanitária, qualidade de processamento, da embalagem. Enfim, desde quando sai do tanque-rede ou do mar até chegar na forma de filé processado para ser oferecido ao consumidor de maneira atrativa. E estamos fazendo isso. É claro que temos dificuldades em questões sanitárias, de medicamentos, mas isso sempre vai existir. E é por isso que temos que estar juntos: os produtores, a indústria, o setor de processamento e a pesquisa, buscando sempre soluções para superarmos essas dificuldades. Esse fórum é exatamente para isso. E essa mensagem que trago não é só minha, mas também do nosso secretário Arnaldo Jardim e do Governador Geraldo Alckmin”, frisou Castro.

Na mesma linha, o diretor de departamento do IP, Luiz Marques da Silva Ayroza, destacou o trabalho de direcionamento das pesquisas do Instituto para atender às demandas dos produtores de peixes do Estado. “Nossa intenção no Instituto de Pesca é diminuir a distancia entre a pesquisa e a produção. Nesse cenário de dificuldades econômicas que o País atravessa, essa parceria é muito importante para fortalecer o setor”, destacou Ayroza.

Durante os três dias de evento, pesquisadores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresentarão aos cerca de 1.200 participantes inscritos no Aquishow as soluções e inovações que estão em desenvolvimento nos laboratórios de pesquisa da pasta, como projetos na área de sanidade, produção de peixes e qualidade de água em sistemas de cultivo em tanques-rede. Na sexta-feira, último dia de evento, serão realizadas visitas técnicas em pisciculturas da região.

Por Leonardo Chagas

Informações:

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Instituto de Pesca - APTA

(11) 3871-7588

Organização do VII SIMCOPE realiza concurso gastronômico com alunos da UniSantos