Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Contemplado em edital Fapesp, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Sanidade na Piscicultura, está voltado a doenças emergentes especialmente na criação de tilápia - espécie mais cultivada no Brasil - e é composto de diferentes frentes de trabalho.

A equipe CCD esteve na Aquishow Brasil 2023, onde expôs as mais recentes e inovadoras tecnologias, desenvolvidas:

- os kits para diagnóstico rápido de duas doenças, causadas pela bactéria Francisella orientalis e a Necrose Infecciosa do Baço e do Rim (ISKNV), de origem viral;

- as vacinas de DNA voltadas à prevenção dessas doenças, uma tecnologia inovadora ainda não disponível no Brasil.

Os integrantes da equipe CCD atenderam dezenas de visitantes interessados em sanidade de animais aquáticos, para os quais explicaram sobre o Centro; as inovadoras pesquisas; a aplicação de técnicas de melhoramento genético de tilápias para aumentar a resistência frente às enfermidades e outras ações que visam impulsionar a cadeia produtiva na aquicultura, integrando segurança alimentar, alta qualidade genética, valor agregado e melhoria na sanidade aquícola.

Os trabalhos estão sendo realizados no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental (São José do Rio Preto) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura (Vila Mariana -São Paulo).

Para um dos coordenadores do projeto, Leonardo Tachibana, "os CCDs são muito importantes para o desenvolvimento da piscicultura em SP e no Brasil. É uma atividade coordenada que agrega diversas entidades, entre universidades, empresas e institutos de pesquisa, com montante de recursos expressivos”, diz o pesquisador que também proferiu palestra no terceiro dia da feira.


Para saber mais sobre o projeto, escreva para institutodepesca@sp.gov.br

## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos