Benefícios do consumo de pescado para a saúde
Evento do Instituto de Pesca teve oficina que destacou a importância do consumo de pescado
O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou a oficina Pescado para Saúde, ministrada pela pesquisadora e nutricionista Jéssica Levy, durante a 1ª edição do evento Tem Peixe na Vila. Uma ação de apoio à Semana do Pescado, que ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro. O evento é uma iniciativa inovadora do IP, que tem como objetivo principal fomentar o consumo de pescado.
Jéssica compartilhou seus conhecimentos com o público presente na festa, abordando a definição de pescado, sua origem, informações nutricionais, panorama do consumo a nível mundial e nacional, recomendações de consumo pelo mundo e no Brasil, entre outros.
A nutricionista enfatizou que os peixes são uma valiosa fonte de energia que contém proteínas de alta qualidade, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais essenciais. Além disso, houve um quiz com a distribuição de prêmios, tornando a oficina ainda mais interativa e educativa.
A oficina Pescado para Saúde foi realizada com um público diverso, incluindo adultos e crianças, e a ideia foi construir em conjunto conteúdos atrelados ao pescado em forma de brincadeira e competição. “Todos puderam participar e opinar. Ao final, fixamos a definição de pescado, sua origem e uso para a alimentação humana, além das vantagens para saúde”, diz Jéssica Levy.
De acordo com a nutricionista, uma alimentação saudável e sustentável deve incluir pescado ao menos duas vezes por semana e de preferência seguindo a sazonalidade e oferta regional.
Semana do Pescado
O evento foi idealizado a partir de uma iniciativa que ocorre na primeira quinzena de setembro, a Semana do Pescado, que neste ano está em sua 20ª edição, incentivando todos os que se envolvem com a campanha a realizar ações por todo o país, voltadas ao fomento do pescado.
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Por
Andressa Claudino
Núcleo de Comunicação Científica – Instituto de Pesca
Informações à imprensa
Instituto de Pesca
Gabriela Souza
Núcleo de Comunicação Científica
Cel.: (11) 94147-8525
institutodepesca@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br