Uma sensação de nostalgia talvez tenha invadido o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sérgio Tutui, ao escolher o Instituto de Pesca (IP-APTA) para realizar o jantar de comemoração do 21º aniversário da instituição. Tutui é oriundo do IP e com certeza tem um carinho especial pelo instituto.
Para dar conta do desafio, o IP idealizou um cardápio que demonstrasse toda a diversidade de espécies de pescado e tradições que podem ser encontradas em São Paulo. A escolha dos pratos procurou apresentar uma ideia da diversidade vinda da água doce, do mar e de tanques de cultivo, explicou Cristiane Rodrigues Neiva, diretora-geral do IP.
Um cardápio de dar água na boca
Na entrada foram servidos: ceviche de tilápia – destaque da culinária peruana –, esta preparação é apreciadíssima pelos brasileiros, fa preparação com a tilápia exalta sua textura e sabor delicados. O IP agradece ao Grupo Ambar Amaral e ao Frigorífico Brazilian Fish pelo apoio; e canapé de caviar de truta – aperitivo que ressalta a sustentabilidade de um produto diferenciado pois é proveniente de peixes cultivados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Salmonicultura do IP que fica em Campos de Jordão, comenta Cristiane, destacando que, este produto de alto valor agregado é uma alternativa de renda importante para o pequeno produtor.
A sequência de delícias segue com o bobó de camarão – preparação típica da Região Nordeste –, que utiliza camarão criado no interior de São Paulo com água salinizada e também a mandioca amarela de mesa IAC 576-70; arroz preto com lascas de truta defumada. As trutas defumadas, com sabor e textura inigualáveis, também são cultivadas no NPD de Campos de Jordão, servidas com o arroz preto IAC 600, informa Cristiane; posta de pirarucu grelhada, com musseline de Batata IAC Turmalina. Este prato exalta a delicadeza deste gigante do Norte do Brasil, já disponível em São Paulo; e, por fim, o pacu assado com farofa de banana: este peixe redondo natural do pantanal mato-grossense foi adaptado as águas paulistas com destaque em pesque e pagues.
“A APTA completa 21 anos como um importante agente catalizador na integração dos seis institutos de pesquisa e 18 polos regionais. Seu principal diferencial é a capilaridade, com seus 482 pesquisadores distribuídos por todo Estado de São Paulo. Seu corpo técnico de excelência passa confiança ao setor produtivo”, declarou Cristiane Neiva, durante o evento.
Ficou com água na boca?
Acesse as receitas clicando aqui.
Bom apetite!
Por: Nara Guimarães
Informações à imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Comunicação
(11) 5067-0069
imprensa@agricultura.sp.gov.br
Informações à imprensa - Instituto de Pesca
Núcleo de Comunicação Científica
(11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br