Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde participa do Conexidades 2024

Entre os dias 5 e 7 de junho, a equipe do Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, constituído pelas instituições públicas de ensino e pesquisa, como o Instituto Oceanográfico (USP); Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), marcará presença no Conexidades 2024, que acontecerá na Rua da Praia, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Com a missão de fomentar o consumo de proteína aquática, o Núcleo estará no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e trará para o evento sua expertise sobre os benefícios nutricionais do pescado para saúde e sua proposta de inclusão do pescado na alimentação escolar dos estudantes dos municípios paulistas, para variar o cardápio, incluindo um alimento rico nutricionalmente com vista a desenvolver o hábito de consumo e auxiliar no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pescado pelo menos duas vezes por semana, sendo 12kg de pescado por habitante/ano. Hoje o pescado entra no cardápio da alimentação escolar de uma a duas vezes ao mês em forma de enlatados, como sardinha e atum ou filé de peixe congelado e importado. De acordo com a equipe de Núcleo, a alimentação escolar deveria ofertar peixe uma vez por semana, o que beneficiaria em muito os estudantes, já que se trata de uma proteína rica em vitaminas e aminoácidos essenciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É importante a inclusão de várias formas de apresentação sem espinhas, com vistas à redução de custos, e de mais de uma espécie nos editais, para que não haja problemas de fornecimento, além de variar o cardápio, a textura e o sabor do preparo com pescado.

Para a coordenadora de comunicação do Núcleo e diretora-geral do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva, “a participação do Núcleo no Conexidades 2024 reflete nosso compromisso contínuo em resolver problemas e desafios enfrentados pelo Estado de São Paulo por meio da pesquisa aplicada e da divulgação científica”. Já a pesquisadora e nutricionista do Núcleo, Jéssica Levy, diz que “este é um momento importante junto à sociedade para compartilhar conhecimento, trocar experiências e reforçar a importância da inclusão do pescado na alimentação de todos e, sobretudo, na escolar, como uma estratégia de promoção de saúde por meio de uma alimentação segura e saudável”.

A equipe convida todos a visitarem o estande e a conhecerem mais sobre as iniciativas do Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, para que juntos possam promover uma alimentação mais saudável e sustentável para as futuras gerações.

Evento: Conexidades 2024

Data: 04 a 08 de junho de 2024

Local: Rua da Praia, São Sebastião, SP

Participação do Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde: 05 a 07 de junho

Estande: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Informações à imprensa

Núcleo de Comunicação Científica

Gabriela Souza /Andressa Claudino

Cel.: (11) 94147-8525